quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O que toda organização deve almejar?

 O que há de mais importante hoje no mercado profissional é a comunicação. 

Sempre achamos que para nos comunicarmos precisávamos apenas dos nossos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Mas também conseguimos enviar mensagem por meio do nosso campo magnético, ou seja, emitimos energia que chegarão ao ambiente e as pessoas.

Esse fator é conhecido nas empresas como relacionamento enérgico, pois é por influência dele que a produtividade, a motivação e a liderança podem fazer toda a diferença na organização. 

Todos esses elementos se completam e o objetivo final é o sucesso, mas tudo depende da sinergia do cotidiano no trabalho para que esses fatores funcionem em harmonia.

Esse tipo de relacionamento vem sendo almejado no mercado cada dia mais, pois já é possível perceber que um ambiente saudável faz toda a diferença. Trabalhar em um ambiente hostil prejudica a produtividade até dos colaboradores mais motivados.

Implementar o relacionamento enérgico não é uma tarefa fácil, pois depende que toda a equipe esteja disposta a melhorar.

 Para facilitar o processo, é fundamental que a empresa estimule a relação, o diálogo e atividades criativas que consiga estabelecer mudanças e atitudes positivas.


Não há dúvidas que investir nesse processo é desenvolver grandes profissionais. 

O papel do líder é fundamental, pois estimular esse relacionamento enérgico atrai ainda mais seus colaboradores e ganha aliados para a realização das tarefas. A colaboração entre as pessoas depende dessa relação de confiança e de planejamento em que todos os envolvidos vejam o lado positivo em sua rotina de trabalho.

O grande desejo das organizações é que todos nós sejamos capazes de desenvolver esse relacionamento. 

Energizar sua equipe é o grande segredo para o sucesso.

  Equipe IBC Coaching

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A QUALIDADE DA SEMENTE

A QUALIDADE DA SEMENTE
Esta é a história de um fazendeiro bem sucedido. Ano após ano, ele ganhava o troféu "Milho Gigante" da feira da agricultura do município. 

Entrava com seu milho na feira e saía com a faixa azul recobrindo seu peito. E o seu milho era cada vez melhor. Numa dessas ocasiões, um repórter de jornal, ao abordá-lo após a já tradicional colocação da faixa, ficou intrigado com a informação dada pelo entrevistado sobre como costumava cultivar seu qualificado e valioso produto. 

O repórter descobriu que o fazendeiro compartilhava a semente do seu milho gigante com os vizinhos.
 "Como pode o Senhor dispor-se a compartilhar sua melhor semente com seus vizinhos quando eles estão competindo com o seu em cada ano?" - indagou o repórter. 

O fazendeiro pensou por um instante, e respondeu: "Você não sabe? O vento apanha o pólen do milho maduro e o leva através do vento de campo para campo. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradará continuamente a qualidade do meu milho.
Se eu quiser cultivar milho bom, eu tenho que ajudar meus vizinhos a cultivar milho bom”. 

Ele era atento às conectividades da vida.
O milho dele não poderia melhorar se o milho do vizinho também não tivesse a qualidade aumentada. Assim é também em outras dimensões da nossa vida. Aqueles que escolhem estar em paz devem fazer com que seus vizinhos estejam em paz. 

Aqueles que querem viver bem têm que ajudar os outros para que vivam bem. E aqueles que querem ser felizes têm que ajudar os outros a encontrar a felicidade, pois o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Aniversario DE 5 ANOS MMC Consultoria de Negocios

Parabéns, para está empresa a qual eu tive a oportunidade 
de firmar parceria e constatar que é 
daquelas que entrega o que promete.
Sucesso e longevidade!

Atenciosamente,

Marco Heitor Pacheco de Mello
Diretor de Vendas

Canal Indireto
Maranhão Distribuição S/A

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Investir e reter os talentos dentro das organizações

Investir e reter os talentos dentro das organizações


Segundo uma análise da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), a mão de obra especializada está cada vez mais escassa e quando a companhia a possui, necessita criar meios para investir e reter os seus talentos.  

Esse é o grande desafio das organizações: não investir somente nas boas condições de trabalho, mas também mostrar aos seus colaborados, que se preocupam com o seu bem-estar e seu desenvolvimento tanto pessoal como profissional.


O caminho para a retenção desses talentos inicia-se desde a seleção. É importante que o departamento de Recursos Humanos esteja sempre atento ao perfil comportamental dos seus funcionários para poder identificar quando algum se encontra desmotivados. 

Por isso, sempre se deve buscar entender quais são os motivos que os levaram a esse ponto e, então, encontrar uma forma de ajudá-lo, retê-lo e desenvolvê-lo na companhia.


Veja algumas dicas de reter esses talentos:


- Recrutamento e seleção: Como dito anteriormente, tudo começa com um recrutamento bem feito. Analise e conheça seus candidatos. Verifique se suas competências e habilidades se encaixam na vaga oferecida e na política da empresa.
- Invista nos seus colaboradores: Acompanhe o desenvolvimento de seus talentos. Invista em treinamentos, cursos e avaliações periódicas. Faça com que sua equipe encontre suporte e apoio. Assim, sintam-se mais seguros e confiantes.
- “Segundo lar”: Faça da sua empresa um lugar agradável. Passamos grande parte do nosso dia na organização, então nada mais justo que seja proporcionado um ambiente sadio. Bons líderes, reconhecimento, apoio, faz com que o colaborador sempre “vista a camisa”.- Crie Oportunidades: O reconhecimento por parte da empresa pode vir não apenas em bonificações salariais, mas também nas oportunidades oferecidas aos seus colaboradores. Muitos se queixam da falta de promoções oferecidas. Elabore um eficiente plano de carreira e tenha resultados extraordinários. Lembre-se que antes de números, a organização é formada por pessoas, essas que bem geridas, trazem ótimos resultados.

O capital humano é um bem precioso. Precisamos concordar que esse é o grande diferencial para as organizações. Ter no quadro de colaboradores, profissionais talentosos, especializados e proativos, faz com que a empresa se torne mais competitiva no mercado.