domingo, 20 de julho de 2014

3 passos para trabalhar seus pontos fracos



Reconhecer um problema é o primeiro passo para tratar um defeito comportamental.
 O primeiro passo para resolver o problema é reconhecê-lo.
Olhar para os próprios problemas nem sempre é uma tarefa fácil.
Muitas pessoas, inclusive, não reconhecem os próprios defeitos – e esse comportamento, é claro, é um ponto fraco para o desempenho no trabalho e no empreendedorismo.

Confira, abaixo, dicas de especialistas para reconhecer, trabalhar e se livrar de comportamentos ruins.

1. Reconheça

O primeiro passo para resolver qualquer problema é reconhecer que ele existe. Um bom líder deve refletir constantemente sobre o que pode ser melhorado – não só em seu negócio, mas também em sua própria postura como gestor. “Esteja aberto aos sinais. A todo o momento nossos pontos fracos impõem reações adversas para o alcance de objetivos. Faça uma autocrítica diária buscando identificar essas situações a fim de corrigi-las ou melhorá-las”, diz.


2. Procure ajuda

Na maioria das vezes, um líder não se sente confortável para discutir suas fraquezas com seus colaboradores. Mas reconhecer suas falhas pode ser mais fácil com a ajuda de um olhar de fora.
 Procure um coach e peça ajuda. 
Abra-se e exponha-se, assim a identificação dos
 problemas será mais rápida e a melhoria também”, 
 Ao seguir esse caminho, o empreendedor já estará lidando com um ponto fraco de muitas pessoas: reconhecer as próprias limitações e buscar auxílio para lidar com elas.


3. Estabeleça metas

A próxima etapa consiste em definir como os gargalos identificados podem ser resolvidos. Estabeleça metas de mudança e defina as ações a realizar para chegar lá. O caminho pode exigir mudanças de postura, estabelecimento de novos relacionamentos, cursos e capacitações. “Avalie quanto de benefício cada ação pode oferecer para minimizar seus pontos fracos”, sugere o especialista.

domingo, 13 de julho de 2014

7 dicas para passar uma imagem de sucesso

Para brilhar no mundo dos negócios, o empreendedor precisa dominar a arte da conversa inteligente.
Não basta ser bem-sucedido; é preciso parecer.
Kevin Daum, empreendedor, conferencista e escritor especializado em marketing, enumerou um conjunto de conselhos para construir uma imagem de sucesso.

Para brilhar no mundo dos negócios, o empreendedor precisa dominar a arte da conversa inteligente (Foto: Reprodução)
“Algumas pessoas são naturalmente abençoadas com uma aura de sucesso, mas a maioria tem de construir a autoconfiança e burilar certos aspectos da própria imagem”, diz Daum. E adverte: “Se você projetar uma imagem de perdedor, as pessoas vão tratar você como um perdedor logo de cara.”

As dicas são:


1. Vista-se bem em qualquer ocasião

Não é preciso ser rico para isso, assegura Daum. O importante é prestar atenção aos detalhes e saber que tipo de visual é adequado a cada situação (terno e gravata ficam tão deslocados num churrasco quanto agasalho de ginástica ou chinelo num escritório de advocacia). Ponto importante: sempre se vista um tom acima do que é esperado. Se a regra é usar jeans e camisa polo, acrescente um blazer esportivo. Finalmente, dê atenção especial a sapatos, corte de cabelo e unhas, porque todo mundo observa essas coisas, mesmo que disfarçadamente. Toques de desleixo passam a impressão de que você não sabe cuidar de si mesmo.

2. Fale e escreva corretamente

Evite ser informal demais e tome sempre cuidado para não esquecer os plurais bem pronunciados. Cuidar da dicção, aliás, faz muita diferença. E melhore seu inglês. Daum lamenta dizer isso, mas avisa que muitos americanos pensam que quem fala inglês precário é pouco inteligente.

3. Domine a arte da conversa inteligente

Em resumo: pare de falar apenas de sua própria vida e das celebridades e comece a se inteirar do que está acontecendo no mundo. Estude sempre. Leia. Viaje. E saiba relacionar as coisas que você colhe nessas atividades. Mais importante: saiba calar-se e ouvir, senão não há conversa, mas monólogo.


4. Seja generoso

Qualquer doação desinteressada causa o maior impacto positivo. Não precisa ser algo material, mas atenção, energia, dedicação ou sabedoria. Até você mesmo vai passar a gostar mais de você.


5. Seja organizado

Segundo Daum, uma pessoa desorganizada irrita todo mundo em volta, mesmo que ela não ocupe uma posição de destaque. A desorganização passa a impressão de descontrole, descuido e desinteresse. Faz você atrasar respostas a e-mails e telefonemas e, pior, chegar tarde a compromissos. Se você for assim, peça ajuda a um assistente, faça uso de aplicativos de smartphone criados para isso e evite carregar coisas de casa para o trabalho e vice-versa. Aparentar organização faz as pessoas acreditarem que você é eficiente e está sempre no controle.

6. Faça com que as pessoas se sintam importantes

Já no primeiro contato, dê um aperto de mão firme e olhe nos olhos. Esteja presente nos momentos importantes da vida de quem você conhece. Leve as pessoas a acreditar que estão dizendo coisas importantes e merecem sua doação de tempo e atenção. “Use o poder da gratidão, seja com pequenos presentes, cedendo seu tempo ou simplesmente dizendo obrigado”, diz Daum.


7. Cerque-se de pessoas bem-sucedidas

“Você sempre será julgado pelas companhias que cultiva”, afirma o autor. Por isso, diz ele, esforce-se para construir um círculo de pessoas que você respeita e admira, e assim será respeitado e admirado por elas.