CRM é uma sigla em inglês para a expressão
Customer Relationship Management
que pode ser traduzida como
Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Portanto, o que o CRM faz é criar oportunidades para que o cliente satisfaça uma necessidade, não criar oportunidades para a empresa tentar vender produtos ou serviços - isto é apenas a consequência do bom CRM.
CRM e um processo que mantem armazenado o máximo de informações sobre o CLIENTE de modo a permitir ações que fortaleçam o relacionamento e estimulem a fidelidade.
Assim, a primeira coisa a entender sobre CRM é que ele é um processo que envolve toda a empresa ao colocar o cliente como centro das atenções dos processos da empresa.
O CRM envolve sim a tecnologia, entretanto, não se limita a ela, para organizar, automatizar e sincronizar os processos do seu negócio, especialmente em relação às oportunidades de negócios e vendas, mas também envolve as áreas de marketing, serviço ao consumidor e suporte técnico.
Quais são os benefícios do CRM?
Ao adotar uma estratégia de CRM na sua empresa ou negócio, você verá três benefícios principais:
- Ganho de qualidade e eficiência;
- Diminuição de custos;
- Aumento dos lucros.
Assim, o CRM permite que você conheça melhor as necessidades dos seus clientes, identifique leads mais qualificados, feche vendas de forma mais eficiente e eficaz, forneça um melhor atendimento pré, durante e pós-venda, e usando o Plugger, facilite a distribuição e acesso às informações em apenas uma plataforma.
CRM Online para Pequenas Empresas
Pequenas empresas podem começar a fazer CRM com uma base de dados simples dos contatos de seus leads, prospects e clientes.
Uma base de dados confere o fácil acesso e compartilhamento de informações de contatos, além de organizar quais tipos de contato a sua empresa tem conseguido manter - é fácil saber quantos leads, prospects ou clientes reais você tem no momento, por exemplo. Uma base de dados de contatos possibilita que você conheça melhor os seus clientes e possa planejar novas ações de marketing, vendas, e suporte com mais embasamento.
Use o CRM para saber como está o seu Funil de Vendas
A partir do momento que você possui uma base de dados dos seus contatos, você pode gerenciar o funil de vendas da sua empresa.
Medir os seus progressos é essencial para determinar o seu sucesso e que mudanças devem ser feitas na sua estratégia. Por isso, mais do que simplesmente coletar informações, o CRM exige uma análise dos dados coletados.
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