Para estas empresas, o bom atendimento é vital, pois são seus poucos clientes quem propiciam a sobrevivência de um negócio.
O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido, sendo necessário verificar quais os comportamentos, quais as necessidades e como supri-las.
Assim, os colaboradores das organizações devem atuar para encantar os clientes, obtendo um melhor retorno financeiro a todos. Superar as expectativas sempre, esse é o caminho!
Veja algumas orientações sobre o tema:
Ser solícito com o cliente é uma necessidade para cativar o consumidor.
O profissional deve ser treinado para atender a cada cliente como "ÚNICO";
Lembrando que o cliente é nosso REI.
- O colaborador deve conhecer a fundo todos os detalhes do produto ou serviço que está oferecendo ou que o cliente está pedindo;
- É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar detalhadas informações;
- É importante que se recepcione, identifique-se e deixe o cliente conhecer a empresa, fazendo com que ele se identifique com o que se está oferecendo;
- Ser verdadeiro é fundamental, tenha isso como preceito básico e exercite o perguntar mais do que falar;
- Todo cliente tem seu tempo, se ele estiver com pressa, seja ágil, se for moroso, mantenha-se tolerante, paciente e calmo;
- Só prometa prazos, horários e outros se realmente puder cumprir;
- Seja ético, íntegro e sincero com todos os tipos de clientes e conquiste para sempre sua confiança;
- Evite deixar o cliente esperando, se observar que irá demorar, pare por um instante o que está fazendo para dar um posicionamento pela demora;
- Evite amadorismo e erros grosseiros de linguagem, isso vale tanto com atendimento pessoal como por telefone, busque reconhecer qual o estilo do cliente e adapte sua linguagem, se atentando para nunca ser vulgar ou inconveniente;
- Evite transferências desnecessárias, entenda o que a pessoa necessita e caso tenha que transferir para outro colaborador, seja assertivo;
- Cuidado com os valores ou mesmo produtos que serão apresentados, se o cliente sentir que estão tentando enrolar ou tirar vantagem a negociação ficará muito mais difícil;
- Sempre faça um follow-up, ligue para ver se estava tudo e avalie o atendimento e a satisfação.
Ricardo M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting
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