segunda-feira, 13 de maio de 2013

O atendimento é mais que um diferencial, é uma necessidade básica em qualquer negócio.


Para estas empresas, o bom atendimento é vital, pois são seus poucos clientes quem propiciam a sobrevivência de um negócio. 
O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido, sendo necessário verificar quais os comportamentos, quais as necessidades e como supri-las.
Assim, os colaboradores das organizações devem atuar para encantar os clientes, obtendo um melhor retorno financeiro a todos.                                                                                                                                Superar as expectativas sempre, esse é o caminho! 

Veja algumas orientações sobre o tema:

Ser  solícito com o cliente é uma necessidade para cativar o consumidor. 

O profissional deve ser treinado para atender a cada cliente como "ÚNICO";

Lembrando que o cliente é nosso REI.

  1. O colaborador deve conhecer a fundo todos os detalhes do produto ou serviço que está oferecendo ou que o cliente está pedindo;
  2. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar detalhadas informações;
  3. É importante que se recepcione, identifique-se e deixe o cliente conhecer a empresa, fazendo com que ele se identifique com o que se está oferecendo;
  4. Ser verdadeiro é fundamental, tenha isso como preceito básico e exercite o perguntar mais do que falar;
  5. Todo cliente tem seu tempo, se ele estiver com pressa, seja ágil, se for moroso, mantenha-se tolerante, paciente e calmo;
  6. Só  prometa prazos, horários e outros se realmente puder cumprir;
  7. Seja ético, íntegro e sincero com todos os tipos de clientes e conquiste para sempre sua confiança;
  8. Evite deixar o cliente esperando, se observar que irá demorar, pare por um instante o que está fazendo para dar um posicionamento pela demora;
  9. Evite amadorismo e erros grosseiros de linguagem, isso vale tanto com atendimento pessoal como por telefone, busque reconhecer qual o estilo do cliente e adapte sua linguagem, se atentando para nunca ser vulgar ou inconveniente;
  10. Evite transferências desnecessárias, entenda o que a pessoa  necessita e caso tenha que transferir para outro colaborador, seja assertivo;
  11. Cuidado com os valores ou mesmo produtos que serão apresentados, se o cliente sentir que estão tentando enrolar ou tirar vantagem a negociação ficará muito mais difícil;
  12. Sempre faça um follow-up, ligue para ver se estava tudo e avalie o atendimento e a satisfação.             
Ricardo M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting

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