quarta-feira, 27 de março de 2013

A marca da sua empresa atrai talentos????


Atrair e reter talentos são preocupações cada vez mais presentes na agenda das organizações.  

No atual contexto de escassez e disputa cresce a necessidade de estruturação de políticas consistentes para a solução dessas questões.

Entre as ações que geram resultados eficazes nesse processo está a definição de uma marca empregadora que vise posicionar a empresa de maneira a atrair profissionais, auxiliar na retenção de talentos, alavancar contratações que objetivam carreiras de longo prazo e, reduzir custos gerados pela rotatividade de pessoas. Pesquisa da consultoria global de gestão de negócios, Hay Group, aponta que essa solução está no topo da lista de ferramentas utilizadas em ações de atração.
Se de um lado, essa definição traz benefícios para as empresas, por outro, uma marca de empregador desconectada da cultura da organização pode gerar frustração nos novos funcionários e prejudicar a reputação.
 Para que isso não aconteça, a proposta deve ter um alinhamento entre a cultura da empresa e sua estratégia comercial. Ou seja, os atributos da Marca Empregadora e da Marca Comercial devem estar ligados aos valores, estratégias e cultura da empresa e, assim como a primeira baseia-se na promessa de qualidade e valor para seu consumidor, a segunda deve trazer uma proposta de valor aos empregados futuros e atuais. 
Mas como esse processo funciona na prática? A definição deve ser conduzida de maneira a assegurar que perguntas como as elencadas a seguir sejam contempladas e respondidas de maneira impactante:
  •  Como será trabalhar nesta empresa?
  •  Por que trabalhar nesta empresa será melhor que em outra?
  • Como irei me sentir atuando nesta empresa? Do que estarei fazendo parte?
  • Qual o seu diferencial? Quais as alavancas/viabilizadores desse diferencial?
  • Como meus valores estão alinhados ao propósito dessa empresa?

Para que esse desenho chegue aos empregados atuais, potenciais e mercados as organizações devem estruturar uma ação de divulgação clara e constante de uma promessa de valor utilizando atributos que agregam valor à imagem da empresa.
É importante ressaltar ainda que a definição de uma marca empregadora consiste em um processo contínuo e sua efetividade depende de investimento e acompanhamento constante junto a especialistas da área. 
Uma marca empregadora bem definida além de assegurar um bom posicionamento e competitividade na atração de talentos do mercado de trabalho garante que estes recursos sejam alinhados à cultura e valores da empresa. Este alinhamento gera maior vínculo entre empresa e funcionário ampliando a motivação e, consequentemente, a retenção de talentos. 
Mirella Amorin - consultora do Hay Group.

Nenhum comentário:

Postar um comentário