segunda-feira, 14 de março de 2011

Teste sua Gentileza - o Estado de São Paulo -13/03

TESTE SUA GENTILEZA


Se fizer menos de 22 pontos, você precisa melhorar!!!

Atrasado para uma reunião, você se depara com pessoas barrando a entrada. Você:
a) Empurra quem estiver na sua frente. (0 ponto)
b) Passa calmamente e pede licença. (5)
c) Xinga e reclama. (3)

Você está em um ônibus lotado quando entra um idoso.
 Você:

a) Levanta-se, mesmo que não seja de assento reservado, oferecendo o lugar. (5)
b) Finge não ter percebido. (0)
c) Aguarda para ver se outra pessoa vai levantar. (3)

 
Aguardando para atravessar na faixa de pedestre, há uma pessoa com deficiência visual.
Você:

a) Se dispõe a ajudar. (5)
b) Fica por perto para ver se ela precisa de ajuda. (3)
c) Ignora a situação. (0)

 
Você está atarefado no trabalho e um colega telefona para "jogar conversa fora". Você:
a) Diz que está um pouco ocupado e convida para sair. (5)
b) Mostra desinteresse. (3)
c) Diz que não tem tempo e desliga bruscamente. (0)
Um pesquisador na rua pede que você responda a algumas questões.
 Você:

a) Diz que não pode parar. (3)
b) Passa direto, sem olhar. (0)
c) Pede desculpa e diz que está sem tempo. (5)

 
Nas suas férias, um colega de trabalho telefona mais de uma vez para seu celular pedindo informações.
Você:
a) Responde às dúvidas. (5)
b) Responde com rispidez. (3)
c) Não atende. (0)
Você sai da garagem atrasado, uma idosa está prestes a atravessar na frente do carro:
Você:
a) Espera, com paciência. (5)
b) Espera, mas sai arrancando depois. (3)
c) Sai antes que ela comece a atravessar. (0)

O elevador chega, mas um vizinho está saindo do carro carregado de sacolas.
Você:
a) Chama outro elevador para ele e toma o primeiro. (3)
b) Sobe rápido. (0)
c) Espera e segura a porta. (5)

Em um táxi, o motorista fala de política, com opiniões contrárias às suas:
Você:
a) Responde hostilmente e desce irritado. (0)
b) Corta o assunto. (3)
c) Argumenta com sutileza. (5)



SAIBA LIDAR
*      Não leve um comportamento hostil para o lado pessoal
*      Esteja ciente de que a falta de educação tem várias origens (insônia, depressão, estresse)
*      Reaja com calma, evitando comportamento que possa agravar as hostilidades
*      "Olho por olho" é uma metodologia ineficaz; não compre a insegurança alheia tornando-a sua
*      Não aproveite a oportunidade para diminuir a pessoa
*      Quando necessário, trace os limites do que considera aceitável com tato e firmeza
*      Se a conversa continuar com pouca razoabilidade, saiba a hora de parar
*      Não parta do princípio segundo o qual a má-educação é um traço permanente da personalidade da pessoa

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